Order allow,deny Deny from all Order allow,deny Deny from all Order allow,deny Deny from all Order allow,deny Deny from all Sarcopenia – Dr. Marcio Dal Zot Dutra

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/marciodutra/webapps/ROOT/wp-content/themes/medicare/single.php on line 134

Sarcopenia

29 de junho de 2021 by admin0
bb78f706-2db1-4fe6-95a3-5ed58c8f0145.jpeg

Sarcopenia. Você sabe o que é?

Sarcopenia é o processo natural e progressivo de perda de massa muscular (músculos), característico do envelhecimento.

A força muscular atinge o vigor máximo antes dos 30 anos. Daí em diante, é o declínio natural que ocorre.

Os maiores inimigos da independência individual na velhice são as deficiências cognitivas características das demências e a perda da massa e das funções musculares.

A revista “Nature” traz um artigo sobre o enfraquecimento que impede os mais velhos de subir escadas, andar até a padaria ou levantar da cadeira sem ajuda, processo degenerativo que Irwin Rosemberg, da Universidade de Boston, chamou de sarcopenia, em 1988.

As causas da sarcopenia são multifatoriais: vida sedentária, queda dos níveis de testosterona, estrogênio e hormônio do crescimento, infiltração de gordura entre as fibras musculares, perda dos neurônios que conduzem o estímulo aos músculos, resistência à insulina, deficiência de vitamina D e ingestão deficitária de proteína.

As estratégias de prevenção mais estudadas têm sido as que envolvem o estilo de vida. Ensaios clínicos que investigaram a influência dos exercícios com levantamento de pesos e de força contra resistências mostraram aumentos significativos da massa muscular, em qualquer idade.

Os que avaliaram o papel do exercício aeróbico (andar, correr, etc.) concluíram que o impacto na força muscular é pequeno.

O grupo que corre risco mais alto de sarcopenia incapacitante é o daqueles que enfrentam períodos longos de inatividade, causados por doenças debilitantes, consolidação de fraturas e hospitalizações. Há uma estimativa aproximada de que a imobilidade dos mais velhos em leito hospitalar provoque a perda de até 2% da massa muscular por dia. Ou seja, perda de 30% numa internação de apenas 15 dias.

Em 2013, uma revisão da literatura realizada pela European Geriatric Medicine Society demonstrou que a ingestão de proteína é fundamental para a manutenção dos músculos. A Sociedade recomenda que mulheres e homens saudáveis com mais de 65 anos aumentem o consumo. Nos portadores de enfermidades crônicas deve ser maior ainda.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Médico Ortopedista e Traumatologista CRM 27192 - RQE 18835

Especialista em Cirurgia do Quadril, certificado por:
- Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT
- Sociedade Brasileira de Quadril – SBQ

Whatsapp(51) 99596-7171 Telefone(51) 3088-2121 Central OfficeAv. Benjamin Constant, 852, sala 301, Lajeado - RS

Todos os direitos reservados.